.

 

SHEMA ISRAEL, ADONAI ELOHENU, ADONAI ECHAD! DEUT 6:4

 

O Ano 2250 e o Legado Espiritual

Há quase 2500 anos, o filósofo grego Heráclito disse: "O caráter de um homem é o seu destino." Tinha razão, mas poderíamos acrescentar: "E o caráter de um homem pode ser o destino da sua família."

Essas são boas notícias para alguns, más notícias para outros. Provérbios nos lembra do valor de se ter um pai que é homem de Deus: "No temor do SENHOR tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos" (Pv 14:26). Em outras palavras, o pai de caráter moldado por Deus dá aos filhos uma proteção contra muitos perigos.

Ao mesmo tempo, o pai sem caráter lapidado por Deus, pode acabar com sua família: "A casa dos perversos será destruída, mas a tenda dos retos florescerá" (Pv 14:11). Somente a graça de Deus pode livrar de um ciclo de destruição e perversão vindo do pai. Mas, pela graça de Deus, o ciclo vicioso PODE ser interrompido!

A "maldição de família", que alguns pregam hoje, não é uma ênfase bíblica, mas sim, a "benção de família", a mensagem da graça de Deus que estende misericórdia para famílias carentes: "Eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos" (Ex 20:5,6). Enquanto um pai perverso pode influenciar negativamente seus descendentes por 3 ou 4 gerações (se a graça de Deus não intervir), um homem com coração voltado para Deus verá a misericórdia de Deus derramada em sua família durante mil gerações!

NOTA de o Caminho: Estas comparações soam como uma parábola e demonstram o poder abençoador de Deus que é infinitamente maior do que a Sua ira!

Como pai de 6 filhos, este princípio da Palavra de Deus me anima. Como almejo ver não somente meus filhos, mas meus netos . . . e bisnetos . . .e trinetos . . . e tetranetos . . . andando com o Senhor! Como seria uma herança tremenda para deixar na terra! Que impacto a minha família pode ter para eternidade! Como o sociólogo Neil Postman comentou: "Filhos são as mensagens vivas que enviamos para um tempo que nós mesmos nunca veremos."

Recentemente, li uma história na Palavra de Deus que ilustra o poder do legado de uma pessoa que teme a Deus em Jeremias 35. No livro de Jeremias, Deus condena a desobediência do seu povo por meio de uma série de profecias e advertências duras. Mas não adianta nada. O povo rebelde não dá ouvidos ao Senhor. Neste contexto, Deus chama o profeta Jeremias para dar uma lição objetiva ao povo de Judá através de uma família relativamente insignificante de nômades. É a família dos recabitas. A história deles me motiva a ser um pai que deixa uma marca no mundo por meio de minha família.

Os recabitas eram descendentes de Recabe, que viveu durante o reino perverso de Israel. Jonadabe, filho de Recabe era amigo do rei Jeú, que provocou uma reforma parcial em Israel destruindo os adoradores de Baal (2 Rs 10:15-23). Mas, quando a reforma de Jeú parou, Jonadabe continuou, provocando uma reforma completa, começando com sua própria família. Ele deu ordens para seus filhos e todos os seus descendentes que parecem estranhas hoje: não beber vinho, não edificar casas e não fazer nenhuma plantação. Em vez disso, viveriam para sempre como peregrinos na terra.

Não entendemos totalmente a razão por trás destas ordens mas, naqueles dias de caos espiritual, fica evidente que Jonadabe queria proteger a sua família da corrupção, tanto urbana quanto rural, preferindo a vida de abstinência e simplicidade. Tomou providências para preservar o nome da família por intermédio de uma reforma corajosa que começou em sua própria casa.

Mas, o importante nesta história não é tanto o que Jonadabe exigiu dos seus descendentes, mas o fato de que, ele conseguiu transmitir para a posterioridade: obediência, honra e respeito pelo ensino do pai. Em Jeremias 35, Deus envia o profeta Jeremias com um teste: tentar convencer os recabitas a beber vinho na casa de Deus, mas eles se recusam, baseados na ordem do seu "pai", Jonadabe. O que é incrível, é que nesta altura, cerca de 250 anos já se passaram! Imagine! Havia entre 6 e 10 gerações entre Jonadabe e os recabitas de Jeremias 35. Em todos estes anos, nenhum deles havia se apartado da instrução do seu "avô"!

Em termos contemporâneos, seria como se meu "nonoavô e nonavó", Matthäus Merkh e Maria Agatha Buhl, casados em Reutlingen, Alemanha no dia 30 de janeiro, 1719, tivessem iniciado uma tradição espiritual que continuasse até hoje (infelizmente, não sei de nenhuma). Além de superar as pressões e tentações de um mundo e Inimigo hostis, a própria transmissão desta tradição seria complicadíssima. Qualquer um que já brincou de "telefone sem fio" (em que uma mensagem é cochichada de um para outro) sabe como é difícil acertar a mensagem original. Mas os recabitas fizeram exatamente isso.

Mas, em vez de olharmos para trás, prefiro olhar para frente. Será que eu sou um Jonadabe, pronto para iniciar uma "mensagem" que ainda será transmitida daqui a 250 anos, no ano 2250? Pela graça de Deus, posso ter este tipo de impacto no mundo, se Jesus não voltar antes! Será que você, querido pai ou querida mãe, com coração aquecido pela graça de Deus, pode ser fiel na transmissão de sua fé e de valores bíblicos para que seus descendentes, em 2250, ainda andem nos Caminhos do Senhor (isto, dentro do futuro governo do nosso messias, aqui na Terra)? Será que você, jovem solteiro, poderia ser usado algum dia para iniciar uma cadeia de gente fiel ao Senhor por séculos?

Pense só em termos dos números envolvidos na questão: se um homem casasse com 25 anos de idade e tivesse 2 filhos e se seus descendentes seguissem esse padrão, haveria um total de 1023 descendentes de testemunhas fiéis à graça de Deus daqui a 250 anos, um legado forte de recabitas futuros!

A fidelidade, a obediência e a honra aos pais, exemplificadas pelos recabitas, foram um testemunho muito marcante para o povo de Judá, cuja infidelidade, desobediência e desonra a Deus e aos seus profetas levava-os à destruição. No final da história, o profeta pronuncia uma bênção divina sobre a família dos recabitas, que nos lembra de como Deus honra o pai cujo coração pertence a Ele: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus preceitos, e tudo fizestes segundo vos ordenou, por isso assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença" (Jr 35:18,19).

O legado dos recabitas continua nos desafiando hoje. Quero ser um pai como Jonadabe, fazendo de tudo para que meus descendentes andem nos Caminhos do Senhor. Quero ensiná-los a Palavra de Deus. Quero viver uma vida exemplar perante eles, de piedade, integridade e confissão dos meus pecados. Quero estabelecer tradições familiares saudáveis, que transmitam as histórias da fidelidade de Deus à nossa posteridade para sempre.

Deus ainda está despertando famílias de recabitas, a começar com pais com coragem de ser diferentes dos demais. "O caráter de um homem é o destino de sua família." Que Deus nos dê homens com caráter lapidado pela graça de Deus e transmitido para a próxima geração . . . e a próxima . . . e a próxima . . . e a próxima . . . e a próxima . . .

DAVID MERKH

 

VISITE A NOSSA LOJA ON-LINE

VOLTAR

HOME

CIC

CONGREGAÇÃO

ISRAELITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.