.

 

SHEMA ISRAEL, ADONAI ELOHENU, ADONAI ECHAD! DEUT 6:4

 

Solteirice!

Sem dúvida um dos "problemas" principais que temos enfrentado na vida dos jovens para quem ministramos é a "solteirice". Trata-se de uma preocupação que aflige tanto homens quanto mulheres, embora as jovens talvez fiquem mais desesperadas por causa dos próprios "tabus" culturais. Simplesmente fica mais difícil para a mulher tomar iniciativas que o homem.

Alguns fatores agravam a situação:

*Comentários feitos pelos próprios "amigos" e parentes, tais como "Você não se casou ainda?" "Não está na hora de você arranjar um namoradinho?"

*Limitações impostas pela igreja e pela própria Bíblia, tais como "não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos..." (2 Co. 6:14), que parecem diminuir muito o "mar" em que vamos pescar.

*A falta de oportunidades de conhecer outros jovens cristãos, comprometidos com Deus e com Sua Palavra.

*A propaganda da mídia que deixa a impressão de que, se você não tiver a aparência de "estrela" de Hollywood, não vai conseguir atrair ninguém, ou que algo está errado com você!

A perspectiva bíblica é diferente, e esta perspectiva precisa ser resgatada. Conforme o apóstolo Paulo, ser (ou estar) solteiro não é como ter cólera ou a praga bubônica! De fato, em termos de serviço para o Reino de Deus, é preferível continuar livre das preocupações conjugais e familiares para poder se dedicar de corpo e alma à obra de Deus (1 Co. 7:8). O apóstolo acrescenta um "porém", que é justamente a tentação sexual que pode distrair o solteiro de tal forma que não é mais capaz de servir o Reino "de corpo e alma". De fato, os desejos do corpo interferem com o trabalho com almas.

A implicação deste texto é que o normal no plano de Deus é o casamento, e que a maioria, por causa de desejos sexuais que Deus lhes deu, deve procurar casamento. Mas ao mesmo tempo existem alguns, que por chamado e dom de Deus tem uma capacidade sobrenatural de permanecer puro, no celibato. Estas pessoas têm grande vantagem, pois poderão se dedicar 24 horas por dia à causa de Deus. Embora talvez não tenham a mesma experiência de vida para um ministério focalizando casados e famílias, quem disse que a nossa autoridade baseia-se em experiência? Esta limitação é recompensada no tempo, energia, e recursos que o solteiro pode dedicar no serviço de Cristo em outras esferas.

A dificuldade da solteirice está justamente neste período de descoberta se tem ou não este dom de Deus, e se não, como viver puro com os desejos sexuais, como achar a pessoa que Deus tem para você, etc. Podemos afirmar o seguinte:

1) É possível viver sem sexo. Certamente Deus exige isso, durante várias fases de nossas vidas, e Ele não seria injusto para requerer o que também não capacita. Para isso torna-se necessário o jovem criar hábitos de vida que evitam ao máximo as situações de grande tentação (programas de TV, músicas que fazem mal, revistas pornográficas, etc.)

2) Neste interino, o jovem solteiro precisa orar muito pela vontade de Deus para sua vida, e confiar de todo o seu coração na soberania de um Deus bom, que há de suprir todas as nossas necessidades na hora devida. É absolutamente imprescindível fugir da mentira que diz que ficar solteiro é a pior praga que poderá acontecer na vida de alguém. É só olhar para a tragédia de um casamento infeliz (na maioria, hoje) para descobrir o que é pior — ficar "encalhado" para sempre, ou casar-se mal, e encontrar a verdadeira miséria.

3) O jovem – ainda-solteiro – que acha que Deus quer que case também deve fazer a sua parte. Mais uma vez encontramos a soberania de Deus e a responsabilidade do homem lado a lado. Além de orar, o jovem "pescador" precisa ir ao mar! Implica talvez em programar intercâmbios com a mocidade de outras igrejas; freqüentar retiros, acampamentos e congressos jovens; ir a concertos evangélicos; matricular-se em cursos teológicos, assim unindo o famoso "útil" e "agradável".

4) Enquanto solteiro, o jovem deve prosseguir com seus planos de vida como se nunca iria se casar, mas ao mesmo tempo desenvolvendo qualidades de caráter e "beleza interior" (não seria tão ruim se desse um pouco de atenção para o exterior também!) para poder ser o melhor cônjuge possível, se Deus o permitir.

Ser (ou estar) solteiro é uma praga? Creio que não. Pelo contrário, é um privilégio dado por Deus para a pessoa desenvolver cada vez mais um caráter lapidado pelo Espírito de Jesus, uma dependência total na soberania de Deus, e um compromisso integral para com a obra dEle.

 

DAVID MERKH está casado com sua esposa Carol a 19 anos e têm 6 filhos. Leciona no Seminário Bíblico Palavra da Vida, e é autor de 5 livros da série "101 Idéias Criativas", Mapa da Mina e Tesouros escondidos (Hagnos).

 

 

VISITE A NOSSA LOJA ON-LINE

VOLTAR

HOME

CIC

CONGREGAÇÃO

ISRAELITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.